Páginas

Clube do Livro

Hey, leitores fanáticos!
Todos aqui sabem o que é um Clube do Livro, certo? É um grupo de pessoas que se reúne (geralmente uma vez na semana), para combinar um livro e lê-lo no decorrer de um prazo estipulado. Ao fim do tempo determinado é feito um debate coletivo onde se trocam opiniões sobre a obra.
No Brasil não é difícil encontrar esse tipo de Clube, mas a maioria está voltada à um público mais cult, com leitura de clássicos, poesias, cronicas ou outros textos imortais. Eu mesma já frequentei alguns e digo e repito: é um saco. As pessoas levam tudo muito a sério, como se a leitura fosse o ar que respirassem e que era algo a ser tratado com mais respeito que qualquer outra coisa, se sentiam ofendidos quando não se conhecia certo poeta renascentista ou um cronista inglês do qual você nunca ouviu falar. É exatamente da forma que você imagina, um bando de hipsters de óculos e tirando quotes de frases que para você não fazem sentido algum. Creio que se voce não sabe ao certo como organizar o projeto ele perde um pouco o sentido de diversão e passa a ser uma obrigação e não é isso que queremos com a literatura, certo?
Sara Muniz, do blog A Club Of Books, fundou um Clube do Livro muito legal e aqui convido todos vocês a participarem.
Para participar, basta ser membro do grupo do facebook, ler o livro solicitado no prazo estipulado (ela disponibiliza um link direto para o ebook e a página do livro no submarino) e ao fim da leitura participar da discussão sobre o livro.
O primeiro livro designado aos participantes é Juliette Society, da atriz porno Sasha Grey. Confesso que não tinha interesse em lê-lo, mas como faz parte do desafio o jeito é participar.
O livro da vez é escolhido por meio de um rodízio, mas como esse é o primeiro quem selecionou foi a própria Sara.
E voce, conhece algum outro Clube do Livro aqui no Brasil? Conheço vários, mas pessoalmente, não me sinto atraída a entrar nos mais cheios, acho que se torna algo tão impessoal que perde o sentido.
Participem desse, vale a pena o sacrifício de passar alguns livros pro topo da sua check list!