Páginas

Geekalisando: Dicas Para Blogueiros Desastrados

Oh, yeah, baby! Quem é que recuperou o blog?
Isso mesmo! Euzinha!
Mas não pensei que foi do nada, eu tive que correr atrás! Por isso, nessa postagem feita apenas para atualizar o blog enquanto não escrevo nada decente (já que os rascunhos e postagens programas são irrecuperáveis) vou falar certos cuidados que você deve tomar com seu blog e o que fazer caso aconteça com você o que aconteceu comigo. Acho importante dizer isso, porque quando pesquisei na internet sobre o que aconteceu com o Estante Paralela não havia nenhum post sequer sobre o assunto.
Bem, primeiramente, sempre tenha um backup! Do template, das postagens, dos widgets, das páginas, tenha cada milimetro do seu blog armazenado com cuidado num pendrive seguro, caso alguma coisa aconteça online, você sempre terá ele consigo para trazer de volta a vida!
Mas caso você seja como eu e não tem jeito nenhum de você manter um backup atualizado vou falar aqui o que fazer.
Socorro, eu fiz caquinha!
Opa, fique calmo! Antes de qualquer coisa você pode procurar por ajuda no Forúm do Blogger pesquisando por palavras chaves sobre o seu problema ou criando um novo tópico e aguardando alguns dias. Se não, procure por ajuda em sites confiáveis na internet, eu utilizei do Passo a Passo e Noticia e Blog para minhas dúvidas mais recentes.
Excluí uma/duas/todas as minhas postagens, e agora?
Sem pânico! Talvez ainda haja esperança! Existem várias formas de se recuperar postagens perdidas: Você pode procurar no seu histórico a página de edição da postagem (se for um post mais antigo, é meio impossível, mas vai nessa!), achar uma cópia em cachê ou até mesmo copiar o ID da postagem e recuperar tudinho, até mesmo os comentários!
Eu trabalhei com a segunda opção, mas vou ensinar aqui as duas últimas, já que a primeira por si só já se explica.
Onde encontro a cópia em cachê?
Entre no Google e pesquise pelo título da postagem acompanhado do nome do seu blog. Quanto mais palavras chaves você colocar, mas fácil será de encontrar o que procura, por isso, se tiver um trecho do post pode pesquisar por ele também, a url também serve. Depois que encontrar a postagem, não clique no hiperlink, e sim na flechinha ao lado da url, como mostra a imagem abaixo e em seguida em Em cache.
E agora?
Duas opções: Ou você simplesmente copia e cola tudo manualmente, que funciona totalmente, apesar de não recuperar os comentários, ou segue o tutorial.
Na verdade, a segunda forma é quase tão simples que a primeira. Na página do cachê, você usa o comando Cntrl+U. Fique calmo! A página que abriu não é em russo, como pode parecer! Agora, aperte Cntrl+F. Uma janelinha abriu, certo? Nela, digite PostID. Grifado, aparecerá esse termo, que foi o termo que você pesquisou, e próximo a ele um número como esse vai aparecer:
<meta content='4260693569360456303' itemprop='postId'/>
Talvez assim:
Agora, você vai copiar esse número. No caso: 4260693569360456303.
Abra uma postagem nova no seu blog e escreva qualquer coisa no corpo do texto, o url vai mudar (aposto que nunca tinha notado isso antes).
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=242969604574987174#editor/target=post;postID=6634343483227302042
No lugar do número ao lado do postID= você irá colar esse número que encontrou no cache e atualizar a página. Seu post vai aparecer no campo, então é só clicar em Publicar e ver a magia acontecer.
Eu perdi uma página, posso recuperar?
Sim! Para recuperar uma página você também procurará pelo seu cache através de palavras chaves, e os passos depois são quase iguais. Você pode copiar e colar ou então pesquisar pelo termo pageID, da mesma forma como pesquisamos o postID. Nesse caso, ao invés de criar uma nova postagem você cria uma nova página, escreve qualquer coisa apenas para o link atualizar e em seguida coloca o código numérico na url e atualiza.
Quando tento publicar depois de inserir o código numérico dá erro! O que eu faço?
Bem, nesse caso, eu não sei exatamente o que fazer, lembrando que estou só quebrando o galho, por isso, você tem duas opções: Ou usa a opção de copiar e colar, ou então entra em contato com o site Passo a Passo e pergunta para os moderadores de lá, já que eles com toda certeza sabem bem mais que eu.
Não encontrei a cópia em cache da postagem/página que perdi!
Isso pode acontecer. É sinal de que o Google já atualizou os dados sobre essa página e que ela não se encontra mais online, apesar de sempre ser possível encontrar referências, a original em cachê pode ter se perdido. Isso aconteceu com dois Curtamente Falando e a resenha de Easy, infelizmente. Um jeito de se prevenir quanto a isso é divulgando suas postagens, quanto mais linkadas elas estão em outras páginas, como facebook, twitter, outros blogs ou networks, mais difícil fica de elas desaparecerem, por isso é sempre importante divulgar tudo que você faz, não só para se tornar mais conhecido como também como um método de backup.
Espero que tenha ajudado alguém. Eu tenho que agradecer à Lorena Villanueva e à Priscila Fago, que responderam à minha pergunta no fórum do blogger e me ajudaram imensamente a recuperar meus arquivos perdidos. Principalmente à Lorena, que me passou o link do blog Passo a Passo, onde encontrei essa postagem, que me ensinou tudo que usei para escrever essa postagem.
Se tiverem alguma dúvida em que eu possa ajudar, estou aqui.