Páginas

Resenha: Juliette Society (Clube do Livro)

Nome: Juliette Society

Autor: Sasha Grey (sim, a atriz)
Editora: LeYa
Sinopse: Se eu te contasse que existe um clube secreto, cujos membros pertencem à classe mais poderosa da sociedade - banqueiros, milionários, magnatas da mídia, CEO's, advogados, autoridades, traficantes de armas, militares condecorados, políticos, oficiais do governo e até mesmo o alto clero da Igreja Católica -, você acreditaria? Este clube se reúne sem regularidade, em um local secreto. Às vezes em locais distantes e às vezes escondidos. Mas jamais duas vezes no mesmo lugar. Normalmente, nem mesmo duas vezes no mesmo fuso horário. E esses encontros, essas pessoas... não vamos enrolar, vamos chamá-las do que são, os Mestres do Universo. Ou o Braço Executivo do Sistema Solar. Então, essas pessoas, os Executivos, usam os encontros como uma válvula de escape do cansativo e estressante negócio de estragar ainda mais o mundo e criar novas maneiras sádicas e diabólicas de torturar, escravizar e empobrecer a população. E o que eles fazem em seu tempo livre, quando querem relaxar? Deveria ser óbvio. Eles fazem sexo. 
Resenha: Confesso que não dava nada para esse livro, vamos combinar, quem daria? Quando esse foi escolhido como a primeira meta do clube do livro (leia a postagem aqui) fiquei parcialmente desapontada, eu estava tão empolgada com meus infanto-juvenis que não queria de jeito nenhum ler algo cheio de hentai e sair do meu mundinho colorido.
Que bom que eu o fiz.
Esse livro me surpreendeu de todas as formas, não sei se pela baixa expectativa que eu tinha em relação a ele ou se é porque é realmente surpreendente. De verdade. Estou boquiaberta.
O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de uma personagem que só descobrimos o nome mais para frente da narrativa, e ao longo do texto acompanhamos as descobertas da personagem em sua vida emocional, ocupacional e, principalmente, sexual. 
Tenho que admitir que a primeira parte do livro (até o capítulo 6, mais ou menos), é completamente tediosa. É só o diário de uma aprendiz de ninfomaníaca e nada é realmente relevante. Ou é o que você imagina. Logo a história toma um rumo e a ideia que nos passa é que vai seguir nesse caminho até o final, mas esse "objetivo" da personagem muda mais duas vezes antes que cheguemos na reta final. E é aí que tudo dá uma reviravolta e o leitor se vê em um livro totalmente diferente do que estava lendo alguns capítulos atrás.
Várias coisas poderiam ter sido melhor construídas, mas como o livro de estréia da autora acredito estar muito bom. Com apenas 22 capítulos o livro me fez refletir bastante sobre o que nomeamos como satisfação pessoal. Dinheiro? Influencia? Poder? Felicidade? Qual é seu objetivo de vida? É isso que a obra nos faz pensar. 
Demais para um livro de uma atriz porno? Pois foi isso que eu pensei quando terminei. Mas valeu a pena os primeiros capítulos sem muita direção por um fim desses.
A primeira experiencia com o Clube do Livro foi surpreendente, espero que as próximas também. Já estamos planejando o próximo livro e é um que eu quero muito ler desde que soube que lançaria aqui no Brasil. Participe lá no facebook!


Outros Resenhistas