Páginas

Marvel e DC, qual a diferença?



Olá queridos e queridas!

Desculpem pelo atraso de fazer um novo post, mas com a minha vida preparatória para o ENEM fica um tanto difícil conciliar as coisas, mas estou de volta neste sábado para falar um pouco mais sobre HQs!

                                              Espero que sua reação não tenha sido essa ):

Ontem fui na livraria com uma amiga minha e ela me perguntou a diferença entre DC e Marvel e eis que surgiu a ideia de fazer um post sobre isso! Então, que a festa comece!



Você já se perguntou ou ainda se pergunta por que a Mulher Maravilha não podia simplesmente ser a melhor amiga da Mulher Invisível, ou então, não sabia por que o Super Homem não podia fazer parte dos Vingadores? Até eu já estivesse nessa situação! Mas o que acontece é que a Mulher Maravilha e o Super-Homem fazem parte de um Universo completamente diferente dos Vingadores e da Mulher Invisível que faz parte do Quarteto Fantástico. A diferença é que eles pertencem, respectivamente, ao Universo DC e Universo Marvel, duas editoras e rivais declaradas nos Estados Unidos!



Vamos entender as diferenças.


                                      DC Comics.





A DC surgiu em 1938, e a editora tinha como nome: National Comic. A Sigla, DC vem de Detective Comics, que apareceu em 1940 em um dos títulos da HQ do Batman, que foi uma das mais vendidas de todos os tempos! 

                                              Sim, Batman é da DC e não da Marvel queridos leigos!


Superman (Super-Homem para os leigos), Mulher Maravilha, Flash, Aquaman, Lanterna Verde, são os heróis mais conhecidos do Universo da DC, porém, muitos outros como: Mulher-Gavião, Mulher-Gato, Gavião Negro, Lex Luthor, Curinga, entre outros também tem seu reconhecimento.

A DC tem, como sua maioria, cidades fictícias, Gotham City e Metrópolis são bons exemplos e bem conhecidos, o lar de Batman e Clark Kent, respectivamente, não existem no mapa, mas são famosas devido ao sucesso e as tão difíceis batalhas que por lá ocorrem.

A DC criou o  primeiro grupos de super-heróis combatentes do crime nas cidades, todos juntos. A DC, em 1940 criou a Liga da Justiça, o primeiro grupo de combatentes do mal na história das HQs. Tinha como formação inicial os “Sete Magníficos” que era: Mulher Maravilha, Super-Homem, Aquaman, Flash, Batman, Lanterna Verde e Caçador de Marte. Muitos outros grupos foram surgindo desde então pela DC, Legião dos Super-Heróis e Jovens Titãs são um ótimo exemplo.




                                  Marvel Comics. 





E agora vamos falar um pouco da Marvel!

A Marvel Surgiu em 1930, porém, só teve a sua primeira publicação de HQ em 1939. Logo de início seu nome não era “Marvel”, houve várias mudanças até chegar á esse magnífico nome. Inicialmente era chamada de Timely Produções, foi transformada em Atlas Comics e só depois teve seu nome acertado e decidido como: Marvel Comics.

A Marvel é a editora mais bem sucedida e famosa da atualidade e fica na frente disparado da DC. Os Super-Heróis do Universo Marvel são os mais famosos e conhecidos do mundo, não há quem não conheça o nosso querido cabeça de teia, Homem Aranha, ou o forte e sagaz Capitão América. A editora tem como principais e mais conhecidos personagens: Hulk, Homem de Ferro, Mary Jane Watson, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Gwen Stacy, Charles Xavier, Wolverine, Ciclope, Besta, Thor, Loki, Duende Verde, Doutor Destino entre muitos outros que caso eu fique citando-os aqui, talvez não consiga terminar o post hoje!

Ao contrário da DC, a Marvel quase não usa cidades fictícias. A maioria de suas histórias se passam em cidades reais e um perfeito exemplo é Nova York, onde Os Vingadores lutam contra Loki e acabam com a raça do deus nórdico.
Vocês devem estar se perguntando se Asgard realmente existe, e a resposta é: Tecnicamente, sim. De acordo com a mitologia nórdica Asgard, Midgard, Jotunheim e Niflheim, existem sim, quem quiser saber mais sobre isso é só pesquisar no Google, recomendo porque é algo muito legal.

Mas enfim.

Não é só de lugares reais que a Marvel se inspira não, alguns locais fictícios são bem conhecidos no Universo Marvel. Nas histórias dos X-Men, por exemplo, a Ilha Muir é um centro de pesquisas e Genosha, um país escravizador de mutantes. Doutor Destino é o ditador do país europeu Latvéria, enquanto Namor é o senhor de Atlântis, no Atlântico Norte. 
Logo após a criação da Liga da Justiça, surgiu na Marvel a ideia de se fazer também um grupo de Super-heróis combatentes dos crimes. O primeiro grupo de super-heróis formado foi o Quarteto Fantástico, mas a Marvel tentou deixar bem claro que não tinha conflito algum com a DC Comics, tendo publicado, na época, a primeira edição com quatro pessoas completamente imperfeitas e normais, sem identidades secretas ou super poderes, e para quem conhece o Quarteto Fantástico sabe o que aconteceu logo em seguida. Mas é claro que o Quarteto Fantástico não foi o único grupo, Os Vingadores, X-Men, Guardiões da Galáxia e entre muitos outros surgiram logo em seguida.

Enfim, todos sabemos que há uma enorme “rixa” entre fãs da DC e da Marvel, cada um defende sua preferida de seu modo e rola até briga se alguém discordar! Mas não há como negar que as duas editoras são sensacionais e tiveram ideias maravilhosas de criar HQs de super-heróis, não é verdade?! Eu, particularmente, sou fã da Marvel como todo mundo que me conhece sabe e não sou muito chegada nos heróis da DC, mas cada um tem seu gosto e o importante é se divertir lendo as HQs!

Mas e ai, qual é a favorita de vocês? 

Espero que tenham gostado e esclarecido as dúvidas!



Com amor, Mariana G.


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Eu separo as duas desde muito tempo, nunca veio essa dúvida huahauha Gostei do post, bem interessante. Eu não tenho uma preferida, gosto de alguns heróis das duas, mas admito que a Marvel tá muito bem na foto atualmente!

    >> blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A Marvel acho que ainda conseguiu passar na frente da DC! Sou fã da Marvel, mas, respeito totalmente quem curte a DC! Tem que ser assim, não é?!

      Com amor, Mariana G.

      Excluir
  2. MARVEL! Até ao fim, adoro os super-heróis de lá, tenho como favoritos, Homem-Aranha, O Demolidor e o Quarteto Fantástico.
    E não há como discordar que na Marvel, os super-heróis que têm o seu lado heróico escondido, sabem esconder bem, com uso de máscaras ou aqueles que revelam a sua identidade. Já na DC há vários "erros" como é que a Lois não repara que o Super Homem é o colega de trabalho Clark, quando faz aquela entrevista? Mas pronto, também há um exemplo parecido na Marvel, O Demolidor, que também se percebe quem é por causa do queixo (também como o Batman). Mas acho que todos concordamos que o Super Homem é super interessante, quando é interpretado pelo Tom, na série SmallVille haha


    Um posto muito interessante e um tema que precisava de ser falado.
    Parabéns.

    http://thatromanticgirl.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu também! E entre meus favoritos estão o Homem Aranha, o Capitão América e o Homem de Ferro! Mas enfim, exatamente, concordo com tudo o que você disse, e esse é um dos motivos de não ser "tão chegada" na DC, e é verdade, assisti poucos capítulos de Smallville, mas os poucos que assisti até que gostei!
    Enfim, muito obrigada!

    Com amor, Mariana G.

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei o post pois sempre adorei desenhos e séries sobre heróis e estou começando a entrar neste mundo agora, mas se as duas são tão rivais como eu imaginava, pq que tem uma hq "marvel vs dc" como eles conseguiram criar uma hq juntos e como decidiram quem venceria o duelo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nenhuma das duas venceram pq os dois universos tiveram uma fusao entre Marvel e DC mais em algumas lutas entre herois Marvel e DC q os fãs q votaram para quem ganhar é so vc pesquisar no encyclopedia livre:MARVEL E DC O CONFLITO DO SÉCULO

      Excluir

Regras:
- Seja educado;
- Parcerias devem ser tratadas através do e-mail;
- Comente, não divulgue. Você pode por o link para seu blog ao fim do comentário, mas não poste apenas isso.
Comentários que desrespeitem as regras serão deletados e não receberão resposta.