Páginas

Resenha: Jogador Nº 1 (Em conjunto!)

Nome: Jogador Nº 1
Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Páginas:

Sinopse:  O ano é 2044 e, como o resto da humanidade, Wade Watts prefere mil vezes o jogo do OASIS do que o mundo real. Ele garante que esconde as peças de um puzzle diabólico cuja resolução leva à riqueza incalculável. A chave para o quebra-cabeça são baseadas na cultura do final do século XX e, por anos, milhões de seres humanos têm tentado encontrá-los, sem sucesso. De repente, Wade consegue resolver o quebra-cabeça e ganha o prêmio, e, posteriormente, deve competir contra milhares de jogadores para conseguir o troféu. A única maneira de sobreviver é ganhar, mas para isso terá que abandonar sua existência virtual e lidar com a vida e o amor no mundo real, que sempre tentou fugir.


Resenha Luísa:


Aquele momento que um livro aparece na sua vida e parece brilhar, foi isso que senti quando vi esse livro na livraria. Era um dia como qualquer outro que eu ia na minha cabeça com a certeza de que "vou comprar esse livro, vou comprar esse livro" e me deparo com a tentadora situação de escolher um livro que nunca ouvi falar na minha vida. 

O interessante é que também foi mais um dos dias que minha mãe me abandonou na livraria e saiu pelo shopping, me lembro como se fosse ontem, peguei o livro e comecei a ler na própria livraria, quando notei, a loja estava fechando, já eram quase 11 da noite e eu estava quase na Parte II do livro, chegando em casa voltei a ler (como se não tivesse lido no carro) e virei a madrugada dentro do maravilhoso universo de OASIS. No dia seguinte (um sábado, me lembro bem), fiquei a tarde inteira lendo e quando finalizei voltei aos meus capítulos favoritos, frustrada por ter acabado e feliz por ter passado por uma das experiências mais fantásticas da minha vida!
O livro conta a história de Wade Watts, um adolescente do ano de 2044 completamente viciado em computação. Um verdadeiro nerd. Ele perdeu os pais quando era muito pequeno, alias, foi o pai dele que deu esse nome pra ele porque achava que seria legal se ele tivesse um nome parecido com o de uma identidade secreta, como Clark Kent ou Peter Parker. Morava com a tia e o tio-drasto num condomínio de trailers que consistia em várias casas ambulantes amontoadas umas em cima das outras.
Ele não tinha uma vida nem um pouco boa, já que o planeta estava passando por uma crise e ele era um dos muitos que sofriam com isso, mas ainda era muito sortudo por ter um teto, já que poucos tinham essa "mordomia".
========================================================================

                          .d88888b.                d8888         .d8888b.  8888888    .d8888b.  
                      d88P"    "Y88b           d88888       d88P             Y88b     888    
                      888            888         d88P888    Y88b.               888      Y88b.      
                      888            888       d88P  888       "Y888b.        888       "Y888b.   
                      888             888    d88P      888         "Y88b.       888             "Y88b. 
                      888             888   d88P       888            "888       888                   "888 
                      Y88b. .     d88P  d8888888888          Y88b       d88P      Y88b  d88P 
                         "Y88888P"  d88P            888  "Y8888P"    8888888 "Y8888P"  

========================================================================

                 created by James Halliday and Ogden Morrow


                 (c) 2012 by Gregarious Simulation Systems

A questão é que todos no planeta estão passando por uma crise de alimentos, moradia e combustível, e o melhor jeito de fugir disso seria entrando na realidade interativa do OASIS (The Ontologically Anthropocentric Sensory Immersive Simulation, algo como Simulação Ontológica Antropocentrica Imersiva Sensorial). 
Como a própria sigla já diz (aliás, a palavra oasis é a versão inglesa da nossa oásis, que é o nome de um lugar com água no meio do deserto (acho), ou seja um "paraíso"), é uma simulação de imersão sensorial, agora, O que é isso? É um jogo onde você usa óculos e luvas e entra de verdade no jogo, vendo tudo em 3D ou até mais, dependendo da qualidade dos seus aparelhos.
RESUMINDO.
No jogo os adultos trabalham de verdade para empresas de verdade, os alunos estudam em escolas de verdade com sistemas de ensino que funcionam de verdade e com travas de segurança para que os alunos não usem internet ou conversem uns com os outros. 
Juro que estou tentando resumir, mas é difícil.
SENDO OBJETIVA: O livro começa quando o criado desse jogo morre. Capuf. Morreu. Vestiu o paletó de madeira. Escafedeu-se. Sacaram? Então.
E o problema é que esse cara morreu solteiro, filho único, com nenhum familiar ou herdeiro. Mas ele deixou um testamento. E é aí que a nossa história começa.
O testamento era um vídeo de alguns minutos onde James Halliday contava sua história de vida e mostrava seus bens, propondo então um desafio aos jogadores de sua obra prima: uma caça-ao-tesouro. No caso, o tesouro era a herança de bilhões de dólares (se não mais) e seus bens. Tudo. Para. Uma. Única. Pessoa.
Sentiram a grandeza?
A proposta era simples: Halliday havia escondido dentro do seu jogo um "ovo", o Ovo de Anorak, como começou a ser chamado pelos jogadores, já que esse era seu nome no jogo. Para encontrar o prêmio final você deveria encontrar uma chave. Em seguida um portão. Depois mais uma chave. Outro portal. Uma última chave, e então o terceiro portão e o ovo. Parece fácil, certo?
Não é bem assim.
O primeiro enigma levou 5 anos para ser resolvido.
O segundo mais 3.
Enquanto isso, a IOI, uma empresa que queria ser dona da Gregarious Simulation Systems e de todo o OASIS somente para ter acesso ao dinheiro e cobrar taxas abusivas e mensais pelo acesso ao jogo, batalhava e trapaceava para conseguir ganhar o jogo.
O final é previsível, mas o livro é rico de cultura POP dos anos '80, enigmas, filmes, músicas, jogos, muito conteúdo geek e nerd, e, principalmente, muita ação e suspense. O tempo inteiro você tenta resolver os enigmas, mas sem dúvida alguma, a menos que tenha o maior conhecimento do mundo em assuntos geeks dos anos '80, não vai conseguir decifrar meia vírgula.
No decorrer da trama conhecemos também personagens como Aech, Art3mis, Daito e Shoto, que têm grande importância, além de adquirir um conhecimento em curiosidades enorme. As relações entre os personagens se desenvolve com graça e perfeição, as surpresas que temos quando as reais identidades dos jogadores vão sendo reveladas são deliciosas, já que jamais esperaríamos certas coisas.
Apesar de, novamente afirmando, o fim ser bem previsível, a trama compensa, por ser rica em referências. Esse foi meu melhor livro de 2012, e o desse ano da AnaK (a resenha dela vai ser bem mais legal, certeza), e recomendamos a todos que tiverem o mínimo interesse em videogames ou easter eggs (se você sabe o que é um easter egg, leia esse livro.)
A tradução ficou incrível, apesar de certos termos em inglês (como easter egg) serem traduzidos sem necessidade, já que se você está lendo esse livro você tem que ter o mínimo de conhecimento sobre a área (certo?).
Os direitos do livro já foram vendidos (Isso em 2010), e esperamos um filme, apesar de eu achar que seria muito mais divertido se fosse uma série.
Vocês certamente ouvirão falar muito mais desse livro por aqui já que sou uma caça-ovo viciada e já tenho planejados vários tipos de postagens sobre o livro :3

-x-

Resenha Ana k: O.k., eu acho que a Luisa já falou tudo o que tinha para falar do livro, o que afinal é bastante coisa, mas não vou deixar vocês lerem mais um texto enorme, fiquem tranquilos... apenas darei minha opinião sobre o livro, e vamos lá! Primeiro que foi a linda da Luisa que recomendou ele para eu ler. Logo no inicio eu pensava que fosse aquele livro nerd e me mantive SUPER a distância; por fim fui na livraria e acabei comprando. Sabe o que aconteceu? Eu me apaixonei pela história. Fala sério, além de ser bem original, ela te prende bastante e você se envolve com os personagens e o melhor de tudo é a personalidade de cada um. Você deve imaginar que é aquela coisa comum, porém não é nada comum. E puxa vida o OASIS é incrível... juro que vou criar um jogo como ele e vou ficar ficar rica e poderosa e é claro que quando e morrer... Bem, simplesmente perfeito. O melhor livro de 2013!!! Ps: Não Luisa, minha parte ficou uma bos**.


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi meninas,

    tenho que me desculpar, porque eu não li essa resenha. Estou com ele já preparado para ser devorado daqui a pouco, então prefiro nao ler nada e deixar pra ser uma grande surpresa como (essa parte eu li) foi para a Ana K. ;)

    Beijoos
    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho um selinho muito fofo pra você:http://cafe-com-livro.blogspot.com.br/2013/09/meus-queridos-memes-selinho.html

    Beijoos; Giih
    cafe-com-livro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Regras:
- Seja educado;
- Parcerias devem ser tratadas através do e-mail;
- Comente, não divulgue. Você pode por o link para seu blog ao fim do comentário, mas não poste apenas isso.
Comentários que desrespeitem as regras serão deletados e não receberão resposta.