Páginas

Regredindo ou Redescobrindo?

Oi gente!
Estava organizando (ou tentando) meu baú, que está lotado de livros infantis daqueles de coleções com animais de fazenda ou hipopótamos que salvam o mundo e acabei encontrando vários livros, que apesar de infantis, anda me prendem. Isso me fez refletir sobre que tipo de livro eu gosto.
As vezes acreditamos ter nosso gosto (seja literário, cinematográfico, gastronômico, com amigos, passatempos...) definido, mas nos deparamos com algo que nunca entraria em nossa lista de favoritos e acaba nos surpreendendo. Minha mãe está me falando cada vez mais que estou regredindo depois que comprei a coleção de Como Treinar Seu Dragão e comecei a passar cada vez mais tempo vendo animações e eu fico pensando se isso sempre aconteceu ou o que causou uma mudança tão repentina nas minhas preferencias por diversão.
Notei que meus livros favoritos quando era menor tem algo em comum: Uma moral. Tudo bem, praticamente todo livro infantil tem uma moral, mas os meus preferidos eram aqueles que eu me identificava e que eu acredita conseguir aplicar e moral em minha vida.
Muito mais que uma moral esses livros me traziam familiaridade, ou se não, me mostravam como eu gostaria de ser. Apesar de ainda ser muito nova para ter esse tipo de crise existencial sobre a infância (por Deus, eu só tenho 14 anos!), acredito que amadureci muito quanto as minhas leituras daquele tempo para cá, como se era esperado.
E quando me pego ouvindo novamente um "Luísa, você lia coisas tão adultas, você tá regredindo!" acabo imaginando que sei o motivo pelo qual meu gosto parece estar voltando aos livros curtos, simples e com uma moral explicita. É simples. Agora, eu compreendo muito melhor o que eles querem passar para mim e melhor ainda: Posso confirmar quais dão bons conselhos.
Talvez eu também esteja me apaixonando por estar passando por uma nova etapa em minha vida, e novas etapas significam um novo começo e todo novo começo tem seus problemas. Também posso dizer que tudo que assisto (como filmes infantis, por exemplo) ou leio (livros coloridos e com figuras) são âncoras para mim, que me fazem sempre lembrar de quem eu fui, quem sou e quem quero ser. Não me deixam perder o foco.
Acredito que todos nós temos essas âncoras, ou pelo menos, deveríamos tê-las. Algo ao que se agarrar quando acredita estar se perdendo enquanto está passando por uma fase turbulenta.
A leitura e os hobbies que temos são maneiras saudáveis de fugirmos de nossos problemas e nos distrairmos e nos divertirmos, então porque não relacionar o livro que estamos lendo com o que estamos passando no momento? Ler um livro que li há tanto tempo me faz pensar o quanto era incrível acreditar no que estava ali escrito, fazer daquilo minha Bíblia e dizer a todos o quanto Clara Lúcia é parecida comigo! 
Amadurecer é difícil e muitas vezes tedioso e voltar a infância acaba se tornando cada vez mais difícil utilizando apenas de nossa memória, por isso, aconselho, se tiver a chance de ler um livro amarelado com rabiscos nas bordas que foi seu companheiro por diversas semanas antes que pudesse chegar ao felizes para sempre. Aquele seu amigo que você saia escondido da cama para ler mais um parágrafo antes de dormir, mesmo sabendo que sua mãe tinha dito "eu leio mais amanhã!". Sabe aquele seu colega que você insistia para a mãe deixar debaixo do seu travesseiro, apenas na esperança de que, se seu personagem favorito tomasse vida dura a noite, você soubesse. Aquele cujo qual você sonhou tantas noites seguidas que logo nem sabia distinguir o sonho da história real. Sabe ele? Se puder lê-lo, então, leia. Porque o que ele te fez sentir daquela vez, vai fazer sentir de novo. Talvez melhor, mais intenso, mas sem dúvida nenhuma: Com muito mais clareza.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ahhaha infelizmente não sobrou nenhum livrinho meu para contar a historia, mas ainda me lembro do meu primeiro contato com a literatura infantil, as primeiras historias que fizeram eu viajar!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena! Eu guardei todinhos, não me desfiz de um livro sequer, não consigo ):

      Excluir

Regras:
- Seja educado;
- Parcerias devem ser tratadas através do e-mail;
- Comente, não divulgue. Você pode por o link para seu blog ao fim do comentário, mas não poste apenas isso.
Comentários que desrespeitem as regras serão deletados e não receberão resposta.